quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Apoio a Fausto De Sanctis

Ouço muitas teorias conspiratórias e explanações detalhadas sobre todo tipo de esquema de corrupção e tráfico de influências. Se acreditar em todas elas, serei obrigado a concluir que a honestidade é a mais inconveniente característica para um cidadão que quer crescer na sociedade brasileira. Creio que, sim, há muita sacanagem por esse país afora, e há coisas abomináveis acontecendo que sequer posso supor. Mas não sou daqueles que vêem mutreta toda vez que seu time perde, ou que seu candidato não ganha uma eleição.
Tenho certo grau de desconfiança permanente em relação às instituições sociais, que não chega a um nível paranóico, até porque dependo, no dia-a-dia, do funcionamento delas. Em função disso, faz muito bem para minha saúde mental acompanhar o trabalho de indivíduos que conseguem desbaratar quadrilhas e esquemas criminais que a maioria considera inacessíveis ou intocáveis. O trabalho de Protógenes e Fausto de Sanctis, que conseguiram chegar até Daniel Dantas e colocá-lo na parede, é um dois maiores alentos que tive nos últimos anos em relação à atuação da polícia e da justiça no Brasil. As operações precisam ir adiante e não podem acabar em pizza, não só para que seja feita a justiça, mas também por uma questão de motivação moral. Eu arrisco dizer que a Operação Satiagraha é a mais importante ação institucional em andamento no Brasil de hoje, e é uma das maiores chances que temos de recuperar a fé na viabilidade de nossa nação, que depende justamente da confiança nas instituições que a sustentam.
Não sei quem vai ganhar o Campeonato Brasileiro, nem o que vai acontecer com os Nardoni, nem quantos pontos a bolsa vai cair, nem o que aconteceu com Eloá e Nayara em Santo André. Sei que apóio o juiz De Sanctis e quero ver até onde ele vai chegar. E que isso é muito mais relevante para o país que qualquer outro assunto veiculado pela nossa imprensa nos últimos meses.

Nenhum comentário: