terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Saúde!

Ontem atingi trinta e seis de existência, e recebi votos de felicidade, sucesso e amor via todos os meios de comunicação da era da informação. Agradeço a todos pelo carinho.
Refletindo sobre esses votos e o que quero para mim nesse novo ano de vida que se inicia, concluí que posso sintetizar minhas aspirações numa única palavra: saúde. Gostaria muito de manter minha saúde em excelentes condições, e isso implica mobilizar atenção e disposição em várias direções distintas.
Pensando em termos de saúde física, gostaria de continuar tendo todas as condições necessárias para realizar meu trabalho e superar os desafios do cotidiano. Desta vez, não vou permitir que o excesso de tarefas comprometa meu condicionamento. Não ganho nada com isso, e preciso me proteger, porque as pessoas tendem a ser muito cruéis quando se trata de cuidar da aparência do corpo alheio.
Em matéria de saúde mental, o ano passado trouxe várias lições, entre as quais evitar o desgaste quando paralisante e procurar atividades que proporcionem prazer. Não vou tentar fazer tudo o que é possível, mas sim tudo o que acredito ser válido, saudável e bom para mim e para os outros. Não preciso manter a mente ocupada o tempo todo, porque isso não é sinônimo de produtividade. Pelo contrário, isso parece mais incapacidade de lidar com problemas.
Para manter minha saúde financeira, pretendo continuar sustentando a postura de equilíbrio que sempre me pautou. Nada de consumo impulsivo ou compensador de depressões. Talvez eu comece a controlar mais minuciosamente os gastos, anotando em planilhas, mas ainda não sei se terei tempo para isso.
A saúde do coração é algo com o que nunca se pode fazer previsões, mas creio que a maturidade e a experiência possam ser excelentes faróis nas eventuais turbulências afetivas, que, graças a Deus, há tempos não têm se relacionado com a vida amorosa.
Quanto à saúde espiritual, creio que, como Dorian Gray, dela descuidei grandemente nos últimos anos, o que me faz evitar o enfrentamento de minhas vacilações nessa área. É hora de meditar mais, e confiar mais na intuição - que, por sinal, tem me apontado justamente essa necessidade.
Não sei o que o futuro reserva, não sei o quanto posso ainda alcançar. Creio que sou capaz de me surpreender, positiva e negativamente. Por isso, quero saúde, física, mental, espiritual, financeira, emocional. Em boa forma, estou sempre pronto para o que der e vier, e para dar o que é verdadeiramente o melhor de mim, que quase nunca é aquilo que esperam de mim. E que, por isso, pode também aos outros surpreender.

Um comentário:

Herman disse...

Feliz aniversário (ainda que atrasado), Vinícius! Torço para que você consiga manter uma ótima saúde e concretize todos os projetos imaginados para este ano, meu caro amigo!