quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nilmar

Gosto muito de transmissões esportivas de todo o tipo. O esporte de ponta é, para mim, algo de grande beleza plástica, talvez até artística em alguns casos. Ao acompanhar partidas de futebol, tênis, vôlei, basquete, ou eventos de natação, atletismo, ginástica, gosto de ver os atletas mais elegantes, que combinam uma certa altivez pessoal com um desempenho plasticamente agradável aos olhos. Muitas vezes esses atletas não são os mais eficientes nem ganham o jogo, mas quase sempre ganham minha simpatia.
O jogador que mais gosto de ver no futebol brasileiro, hoje, é Nilmar, do Internacional. Leve, ágil, goleador, talentoso, um craque dentro da área. Hoje, enquanto acompanhava a eletrizante partida entre Internacional e Estudiantes, pela final da Copa Sulamericana, minha torcida não era apenas para um título dos gaúchos. Eu queria também que o gol do título fosse do Nilmar. Seria um coroamento ao bom futebol desse garoto, que, não entendo como, ainda não tem vaga garantida na seleção (Dunga estava no estádio, quem sabe volte pra casa com uma impressão semelhante à minha).
Pois não é que deu tudo certo? Não é que o Inter foi campeão com um gol do Nilmar? Fiquei muito contente, compensou ter ficado acordado até quase 1 da manhã.
Nilmar está na minha galeria pessoal de artistas do esporte, na qual eu incluo ainda Roger Federer, Daiane dos Santos, Ian Thorpe (aposentado), Marta, Manu Ginóbili e o levantador Ricardinho. Há muitos outros, sei, mas gostos pessoais não costumam ter tanto compromisso assim com a coerência. Esses me ganharam. Torço por eles, independente da camisa que vistam. É um modo diferente de torcer, eu sei, mas é igualmente bacana.

Um comentário:

manu gomes disse...

teríamos muito o que conversar num típico boteco de BH então...rs... é porque trabalhei muito tempo numa produtora de vídeo que fazia DVD's pra jogadores de futebol. Então ja vi narrações, jogos e jogadores de todo os tipos. Confesso que ja gostei mais, meu coração ainda bate forte pelo Cruzeiro, mas sem aquele encantamento de antes.
mesmo assim hoje é dia de grudar os olhos da tv e torcer pro cruzeirão ir pra libertadores, mesmo sem nenhum show de plasticidade em campo (saudade de 2003) :(

e vc, está torcendo pelo São Paulo?