segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sem vergonha de ser feliz

Ou poderia ser medo, só quis variar o título um pouquinho.
Estava na nova Saraiva do Shopping Ibirapuera, que tem um telão. Nesse telão, estava o Keane, fazendo um show vibrante e comovente em Londres.
Estava eu parado na frente desse telão. Estava ali um tempão, tendo saído apenas uma vez para descansar as pernas e ir ao banheiro. Estava ali e fui ficando, ficando, ficando...
Eu vi quase todo o show do Keane de pé, no telão da livraria Saraiva, enquanto consumidores circulavam e faziam compras de Natal. Nenhum vendedor me perguntou nada. Só fui interrompido por duas pessoas, uma que me perguntou quem estava cantando e a outra, onde estava aquele DVD na prateleira. Digamos que eu fui até útil para os interesses da loja.
Não tenho vergonha nenhuma de ter assistido o show quase inteiro no telão da Saraiva. Se fosse um disco legal tocando, eu me sentaria no sofazinho e só sairia dali quando acabasse a audição. Tenho amigos, conhecidos e familiares que achariam horroroso, coisa de pobre. Não estou nem aí. A gente só pode se comover quando paga? A gente só pode curtir quando consome? Pobre, para mim, é espírito que não tem sensibilidade.
Outro dia, recebi um desses e-mails enviados a milhões de caixas-postais com "coisas de pobre", ou "sintomas de pobreza", não lembro bem. Tá certo, é pra ser engraçado, é uma piada, uma brincadeira etc. Mas aquilo, no fundo, me incomoda. Porque às vezes parece que todas as diferenças de cultura, gosto, escolha e hábitos se resumem ao pertencimento a uma camada social economicamente determinada. Ou que todas as pessoas querem as mesmas coisas da mesma forma, diferindo apenas na possibilidade de realizar ou frustrar suas ambições. Ou - mais maluco que isso - como se gastar fosse status, e economizar fosse sinal de inferioridade.
Não sei o que dizer quando as pessoas fazem essas brincadeiras, ou dizem coisas como: "se você pensar como pobre, será sempre pobre", "pobreza atrai pobreza", e pérolas do tipo. Azar delas: perdem o Keane fazendo um show lindo, de graça, quase exclusivo.

Um comentário:

manu gomes disse...

Ja li um livro inteirinho na Leitura... peguei, sentei no sofá e estiquei as pernas...rsrsrs... sem vergonha de ser feliz...rs